Nazistas não podem ganhar a Copa

Croácia: o fascismo tem um representante na Copa


croacia.jpg

O Ustaše, admirado por jogadores croatas, foi o regime colaboracionista durante a segunda guerra (Reprodução: stalkerzone.org)

Tardou, mas não falhou. O nazi-fascismo tem um representante na Copa do Mundo e não houve nenhum recato de seus jogadores em admitir tal alcunha. Primeiro com o zagueiro Demagoj Vida, fazendo a saudação “Glória à Ucrânia!”, de cunho fascista e xenófobo, e agora com os jogadores croatas entoando o cântico Bojna Cavoglave, da banda Thompson, que faz apologia ao colaboracionismo da Croácia com os nazistas durante a Segunda Guerra.

Mais que apologia, a banda é um bastião cultural em defesa do Ustaše, milícia nazista que atuou na Croácia entre 1929 e 1945 e acreditava num país “puro”. Seus membros foram responsáveis por milhares de assassinatos de judeus, sérvios, ciganos e todos aqueles não arianos. É uma mistura de nacionalismo, nazismo e cristianismo.

A saudação de Vida não é menos grave. O regime ucraniano, em guerra fria com a Rússia após a anexação da Crimeia, tem clara inspiração fascista, inclusive na utilização de tal simbologia no conflito com os russos. Deixando claro que, pelo lado dos russos, não há sinais de progressismo, muito menos de uma perspectiva socialista/anarquista sustentável. Nessa guerra, entretanto, existe um lado a ser combatido: o lado fascista, capitaneado pela Ucrânia.

Impossível acreditar que os jogadores “não sabiam”, ou que entoaram tal cântico sem conhecimento do que representa. (…)

A Croácia vem sendo, desde os anos 1990, quando se deu a guerra de independência, (…) um terreno fértil para o desenvolvimento dos ideais de Hitler. No ano passado, retiraram de uma praça de Zagreb uma homenagem ao líder antifascista Tito, conhecido por reunir todas as nacionalidades na antiga Iugoslávia, para colocar um lema de homenagem a Ustaše: “Za dom spremni” (Astutos para a Pátria).

Nessa semi da Copa, conhecida também como semi da OTAN, torcemos para o menos pior, torcemos contra a Croácia.

Fonte: Conversa Afiada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s