Uma faceta da história da Maçonaria Brasileira praticamente desconhecida pela maioria das pessoas, pequenas biografias e, segundo o autor, sem julgamento de valor.

Sem pender a balança, a história entre este movimento, a Maçonaria como instituição e o Maçom. Fatos e biografias históricas importantes.
Este livro é um trabalho de História onde o autor procurou não fazer nenhum julgamento de valor, quanto à participação da Maçonaria no movimento comunista; mesmo porque é muito comum, até mesmo no seio da Maçonaria, confundir-se participação de Maçons individualmente com participação da Maçonaria.
Um trabalho relevante, pois traz uma série de informações e fatos ainda inéditos para Maçons e Não Maçons. Muito se tem escrito sobre a Histórica Maçônica do Império até a Proclamação da República, mas muito pouco de lá para cá. Neste trabalho vemos que há uma rica História a ser trazida a lume, o que nos falta são pesquisadores e escritores.
Falhas há, bem sabemos. Uma das que mais incomoda é a falta de dados, apesar de inúmeras pesquisas, sobre a vida maçônica de Cristiano Cordeiro, um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, o PCB.
Na sessão Biografias tem a de Antonio Canellas, que apesar de não ser Maçom, faz-se uma homenagem à coragem com que defendeu a Maçonaria e seus Companheiros Maçons.
Muito ainda tem a ser realizado em matéria de estudos e pesquisas, mas este livro foi uma modesta, mas importante contribuição; um tijolo posto por um Pedreiro Livre, na construção da busca da verdade histórica do nosso país e da Maçonaria.
O livro foi editado pela Editora Maçônica “A Trolha” em outubro de 2016 e custa R$ 57,00 no site www.atrolha.com.br da própria editora. Os sócios do Círculo do Livro Maçônico compram com desconto.
Anúncios