A Maçonaria Progressista

A Maçonaria, por definição, é progressista.

O termo progressista geralmente define aquele que é favorável às transformações e reformas nos campos político, social e/ou econômico.

A Maçonaria é progressista por entender que o avanço científico, tecnológico, econômico e social é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.

Os Maçons Progressistas do Brasil possuem posição político-filosóficas opostas ao conservadorismo, e exatamente por isso, combatem os preconceitos e aliam-se à luta pela implementação real e efetiva de um Estado laico alicerçado nos direitos civis e individuais garantidos na nossa Carta Magna.

Os Maçons Progressistas do Brasil combatem o obscurantismo e o autoritarismo. Em contrapartida, somos absolutamente solidários a toda e qualquer iniciativa capaz de promover mudanças socioeconômicas em prol do aperfeiçoamento da sociedade e da luta pelo respeito aos Direitos Humanos, abrangendo neste rol movimentos libertadores como feminismo, secularismo, movimento LGBT, movimento negro e movimentos sociais, bem como todo e qualquer conjunto de ações que combata a opressão e o preconceito.