Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (12 de novembro de 1746 — 21 de abril de 1792) foi dentista, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem (Fonte Wikipedia).

Mas, Tiradentes foi Maçom ?

Indagamos de um Venerável Mestre de uma Loja de Minas Gerais, ele apenas nos afirmou que “existe uma corrente na Maçonaria que afirma categoricamente que Tiradentes fora Maçom, porém, a Maçonaria foi instalada no Brasil por volta de 1818 no Rio de Janeiro, portanto quase vinte anos depois de sua morte…”
Perguntamos a um maçom antigo, grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, e bastante estudioso e ele nos disse que “há alguns atrás tive oportunidade de fazer uma pesquisa em documentos e relatos da época e nada encontrei que provasse que Tiradentes era Maçom, ou seja, não existe absolutamente nada que comprove com documentos que ele tenha sido iniciado nos Antigos Mistérios, então tal afirmação é completamente temerária do ponto de vista da verdade“.

Então, em busca da verdade e do conhecimento, pesquisamos e encontramos um documento da “Revista Ciência e Maçonaria”, que no nosso entender não deixa qualquer dúvida. No entanto, deixamos que o caro leitor tire a sua própria conclusão. Para isto, disponibilizamos no link abaixo o referido documento, que basta clicar, baixar e ler, e fazer seu exercício de reflexão, para chegar ao seu próprio entendimento. –> tiradentes_maconaria
Anúncios